Doenças da Hipófise

hipofise

O que são as Doenças da Hipófise?

Os prolactinomas são tumores benignos da hipófise que são criados pela produção alta de prolactina.

Sintomas

Os tumores da hipófise São mais comuns nas mulheres, em que os sintomas são mais expressivos do que no homem.
Podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, menstruações irregulares (pois os ovários param de funcionar corretamente), dificuldade de engravidar, diminuição da libido sexual, descalcificação dos ossos, dores de cabeça, distúrbios de visão, além de mudanças faciais e possível aumento do número do sapato.
Já em homens, os tumores da hipófise podem não apresentar sintomas, ou já que diminui a produção de testosterona, diminuir a libido, causar infertilidade, diminuição nos pelos. É preciso prestar bastante atenção nos sintomas, e caso desconfiar de algo, procurar um médico, pois os sintomas mais visíveis de dores de cabeça e alterações de visão aparecem quando o tumor já está grande.

Diagnóstico

A prolactina aumentada persistente nos exames de sangue podem indicar um tumor na hipófise, porém nem sempre isso é verdade. A gravidez, estimulação do mamilo, síndrome do ovário policístico, estress, hipotireioidismo, etc, também podem fazer isso. Há também outros tumores da hipófise, que não são prolactinomas, que também podem levar a uma elevação da prolactina.

Causas

Não tem uma causa bem definida, sendo provavelmente causados mudanças de células normais da hipófise. De 3 a 5% dos casos podem ser associados com distribuição genética. Alguns remédios são causas mais frequentes de aumento na prolactina como os anti-depressivos, contraceptivos orais, ansiolíticos.