Endocrinologista RJ

Endocrinologista Cuida de Que?

O Medico Endocrinologista e metabologista é o médico que reconhece e trata as ordens do sistema endócrino e das glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, os hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. Toda pessoa acaba precisando de um endocrinologista em algum momento da vida, seja para tratamento de doenças da tireóide, obesidade e emagrecimento, diabetes, metabolismo, menopausa, ganho de massa etc.

Diabetes:

É a alteração nos níveis de açúcar no sangue, causada pela falta ou resistência à insulina. Algumas pessoas podem nascer já com diabetes ou desenvolver durante a vida. Durante a gravidez algumas mulheres também desenvolvem a diabetes gestacional. Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações da gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você pode ficar com diabetes.

Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo:

São alterações no funcionamento da tireóide. Os hormônios da tireóide podem causar bócio, crescimento exagerado da tireóide, ganho de peso ou perda de peso, dificuldade de dormir, aceleração ou desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino solto ou preso, agitação, muita energia ou cansaço excessivo, queda de cabelos, pele seca, calor e suor exagerado, menstruação irregular. Nódulos ou aumento do volume do pescoço, nervosismo, insônia e alterações no ritmo intestinal, coração acelerado ou desacelerado, perda ou ganho de peso e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.

Obesidade:

Emagrecer é o que todo mundo quer. Mas a obesidade não é só um fator estético e sim uma doença que pode levar ao desenvolvimento de outras doenças, e por isso, precisa ser tratada. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Ela pode mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão. Se o indivíduo tem predisposição genética a desenvolver a obesidade é mais difícil conseguir manter ou reduzir o peso por conta própria, por isso o médico endocrinologista trata o paciente, receitando remédios que ajudam no controle do peso, como a sibutramina e outros, aliando exercícios e uma dieta balanceada nutricional. Síndrome dos Ovários Policísticos: A irregularidade menstrual em mulheres e as características decorrentes do excesso de hormônios masculinos, como aumento de pêlos e acne, estão diretamente associadas à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes e de todas as suas complicações.

Osteoporose:

Osteoporose é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis e porosos. É uma doença na qual ocorre diminuição da massa óssea e piora da sua qualidade. Quanto maior a fragilidade óssea, maior é o risco de fratura. Embora a ocorrência seja maior no sexo feminino, após a menopausa, com a diminuição dos níveis de estrogênio, os homens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento, falta de atividade física, consumo de álcool, tabagismo, hipovitaminose D (deficiência de vitamina D) e doenças crônicas. A osteoporose é uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas freqüentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Doenças que afetam o desenvolvimento:

Puberdade precoce, telarca e pubarca precoce (aparecimento de mamas e pêlos, respectivamente, em meninas menores que 8 anos e meninos menores que 9 anos). Puberdade tardia (ausência de início da puberdade após os 13 anos em meninas e 14 anos em meninos). Crianças que desenvolvem precocemente pêlos pubianos, odor axilar e têm desenvolvimento das mamas apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.

Reposição Hormonal da Menopausa:

A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais aos da própria mulher, para amenizar o desconforto e riscos causados pela menopausa.

Crescimento infantil:

Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.

Doenças da Glândula Supra-Renal:

Aumento de peso, estrias avermelhadas, pêlos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele, podem significar problemas na glândula supra-renal.

Distúrbios da Menstruação:

Alterações no ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.

Doenças da Hipófise:

Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do numero do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.

Colesterol e Triglicerídeos:

A alimentação inadequada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.

Andropausa:

Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.
Fonte: SBEM

agua

O quanto de água você bebe?

hormônios

Hormônios que Emagrecem

hipofise

Doenças da Hipófise

reposição hormonal

Reposição Hormonal

sindrome ovarios policisticos

Síndrome dos Ovários Policísticos

tireoide

Tireóide

diabetes

Diabetes


Consultas particulares e planos Notredame e Intermédica com datas imediatas. Solicite sua consulta já para essa semana preenchendo o formulário ou ligue pra gente (21) 3798-0974.

Horário


Le Monde Offices Sala 215 Bloco 4, Av. das Américas, 3500 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Telefone: 21 3798-0974