Hormônios que Emagrecem

hormônios

Os hormônios são responsáveis por funções importantes do corpo na regulação do apetite, sensação de saciedade, velocidade do metabolismo, etc. Por isso, são tão importantes para o equilíbrio do nosso corpo. Quando estão desregulados é mais difícil queimar as calorias que ganhamos durante o dia e até construir massa magra. Conheça os principais hormônios responsáveis por te ajudar ou atrapalhar no emagrecimento, e como você pode começar a controlá-los.

 

cortisol e estresse

CORTISOL

O que faz: Quando você está muito estressado ele aumenta para ajudar a fazer uma descarga de energia e você consiga reagir. Uma vez que a ameaça passa, o cortisol aumenta seu apetite para que você reabasteça toda a energia que acabou de gastar (mesmo que não tenha sido tanta assim).

Como controlar: O principal suprimento de energia do cortisol: a cafeína. Ela aumenta a liberação desse do cortisol. Também é importante diminuir o estresse, se distraindo, com algum hobbie, ou com pessoas que você goste. Como ele é ativado com o estresse, é importante manter-se calmo e relaxado.

 

testosterona emagrecer

TESTOSTERONA

O que é: É o hormônio sexual masculino. Ele também está presente nas mulheres, porém em uma quantidade bem mais baixa que nos homens.

O que faz: Ela ajuda o corpo a desenvolver massa magra e na queima de gorduras. Além disso, ela dá muita energia, mantém os ossos fortes, aumenta a libido e ajuda na memória e no foco mental. Então, quando a testosterona está em baixa, seus músculos e seu desejo sexual diminuem, deixando o metabolismo mais lento e consequentemente levando ao ganho de peso.

Como controlar: Treinos mais rápidos e intensos aumentam a testosterona, os mais longos, diminuem. Cortar o açúcar e fazer algum exercício com levantamento de peso ajudam a aumentar os níveis de testosterona no sangue. Uma dieta com proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis irá ajudar a manter os níveis de testosterona equilibrados. Alguma gordura saturada também deve ser incluída na dieta, para a produção da testosterona acontecer.

 

fome excessiva

LEPTINA

O que é: É um hormônio que tem papel muito importante no gasto energético. Sendo um dos mais importantes hormônios do corpo, ele é quem define sua saúde e longevidade trabalhando junto com a insulina. Ou seja, tanto a resistência à insulina quanto à  Leptina podem levar ao ganho de peso.

O que faz: A Leptina dá o sinal para o cérebro se você está com fome ou não, se seu corpo precisa guardar gordura ou queimá-la, ou seja, a Leptina ajuda a diminuir o apetite, acelerar o metabolismo e ajuda a quebrar a glicose e gorduras, ajudando na queima de gordura. Quando você engorda, passa a ficar menos sensível à Leptina e não recebe o sinal de que pode parar de comer.

Como controlar: Alguns alimentos como proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis ajudam a manter os níveis equilibrados. feijão, carne, lentilha e castanha-de-caju ajudam no aumento da leptina. Comer devagar também ajuda a leptina a fazer seu trabalho. Dormir o suficiente, e de forma regular também é necessário para manter os níveis de leptina, já que seus níveis aumentam durante o sono.

 

leptina emagrecer

GRELINA

O que é: O hormônio da fome, ela estimula o apetite. Assim, quando não há alimento no estômago ela aumenta e envia para o cérebro a mensagem de que você está com fome, e quando há algum alimento no estômago, a produção de Grelina diminui.

O que faz: Também regula o apetite como a leptina. Depois de se alimentar, ela relaxa por cerca de três horas. Mas, quando você perde peso, seu corpo acha que você está com fome e aumenta a produção de grelina para tentar ganhar os quilos que você perdeu.

Como controlar: Um estômago cheio vai mandar a Grelina para longe, então é importante não ficar muito tempo com o estômago vazio, mas com comidas com baixas calorias. E, enquanto está emagrecendo, tente dormir mais e melhor. A privação de sono aumenta os níveis de grelina. Adicionar exercícios físicos na rotina, pode diminuir a produção de Grelina, e então, o apetite.

 

hormonio estrogenio

ESTROGÊNIO

O que é: O hormônio sexual feminino responsável por ajudar o corpo na ovulação.

O que faz: Quando o estrogênio está pouco ativo, antes da menstruação, o apetite aumenta. Um pouco antes da ovulação, o apetite diminuir. Se os níveis ficam altos, ele retém água, aumenta o estresse, o inchaço e o ganho de peso.

Como controlar: Tenha certeza de que está consumindo fibras o bastante. Coma vegetais, saladas, frutas. Incluir probióticos na alimentação e multivitamínicos ajudam a controlar o estrogênio.

O médico endocrinologista é o responsável pelo controle dos hormônios e por isso pode ajudar na perda de peso. Agende sua consulta.